Resumo

Aprenda a fazer um planejamento das suas contas para ter mais controle e mais tranqüilidade.


Passos


1

Em uma agenda ou em um caderno, faça duas colunas. Em uma, escreva renda e, na outra, despesas.

2

Anote na coluna de renda todas as entradas de dinheiro que você terá no mês: salário, comissões, prêmios, devoluções de empréstimos, restituição do imposto de renda e etc. Some o total e anote o valor no final da coluna.

3

Na coluna despesas, anote todas as saídas de dinheiro que você terá no mês: prestação de imóvel, aluguel, IPTU, outros impostos, serviços, transportes, supermercado, lazer, presentes, dentista, médico, roupas, calçados, etc.

4

Acrescente na coluna de despesas quanto você vai economizar no mês e destine uma quantia para imprevistos ou emergências. Some tudo e anote o valor no final da coluna.

5

Compare os totais das duas colunas. Se a coluna de renda for suficiente para cobrir a de despesas, você não terá sobressaltos durante o mês.

6

Mas se a renda não for suficiente, reduza os gastos até que as duas colunas pelo menos empatem.

7

Faça o orçamento mensalmente e cheque o andamento das contas todas as semanas para manter o controle das suas finanças.

RENDADESPESAS
salário100
comissão10
restituição do IR10
IPTU40
serviços10
transportes10
supermercado20
presente Luís10
poupança20
imprevistos10
Totais120120

Importante

  • Controlar as finanças com um planejamento ajudará você a atingir as suas metas. Lembre-se de fazer isso mensalmente e de checar toda semana para acompanhar as despesas.
  • Mesmo que isso às vezes pareça desnecessário ou óbvio, lembre-se de que é melhor fazer este simples exercício no princípio do mês do que descobrir no final que não tem mais dinheiro, ou não saber em que ele foi gasto. 

Dicas  de como economizar dinheiro:


Aqui vão sete dicas simples para você que precisa controlar melhor seus gastos para equilibrar o orçamento:

1) Faça refeições em casa - Evite comer fora diariamente, pois preparar as refeições em casa sai muito mais em conta. Faça um planejamento e saia para jantar apenas algumas vezes por mês, de acordo com a necessidade.

2) Compre usado - Alguns produtos para o lar podem ser comprados em lojas especializadas em produtos semi-novos por um preço muito inferior ao novo, embora com qualidade equiparável.

3) Compra à granel - Em mercados atacadistas você pode comprar produtos de higiene, limpeza ou mesmo alimentícios, em fardos que trazem grandes quantidades por um preço muito abaixo do usual.

4) Faça uma lista de suas despesas - Colocando tudo na ponta do lápis, você poderá facilmente identificar quais despesas estão minando com mais vigor o seu orçamento doméstico e reordenar suas prioridades.

5) Compre à vista - Faça um planejamento daquilo que você pretende adquirir e guarde ou invista o dinheiro até que possa comprar à vista. O preço será naturalmente menor e você ainda terá condições de barganhar uma redução. Compras parceladas apenas em último caso!

6) Não compre por impulso - Jamais adquira um produto apenas porque ele está em oferta. Siga seu planejamento e adquira aqueles produtos de que você realmente necessite.

7) Pague a você primeiro - Ao planejar o seu orçamento considere disponível no máximo 90% daquilo que você ganha. O restante deve ser aplicado em poupança ou outro tipo investimento. Sem isso de nada adiantarão as dicas anteriores.